08 Mar
08Mar

Fazer seu primeiro orçamento leva alguns minutos seguindo esta abordagem passo a passo. Você pode criar um orçamento usando caneta e papel, uma planilha ou um aplicativo de orçamento.

 Passo 1: Calcule sua renda mensal, some todas as entradas de dinheiro, liste qualquer renda que você ganhe, com seu trabalho normal, trabalhos paralelos, recebimento de aluguéis, investimentos, etc. Se você ganha uma renda mensal variável, liste seu salário base usando o número médio de horas que você trabalha ou comissões que você recebe. 

Passo 2. O próximo é listar suas despesas mensais regulares. Algumas das despesas mensais comuns incluem: Serviços públicos (ou seja, eletricidade, água, gás e remoção de lixo), supermercado e restaurantes. Despesas com seguro, entretenimento, serviços de telefonia, internet e TV a cabo. Pagamentos de empréstimos, dações de caridade. A melhor maneira de determinar suas despesas mensais é anotar tudo o que você gasta por um mês ou mais antes de definir seu orçamento. Muitas pessoas que tentam verificar as despesas detalhadas pela primeira vez descobrem gastos que mal sabiam, e isso pode ser muito importante. 

Passo 3: Reduzir despesas e atribuir metas de gastos. O objetivo principal de qualquer orçamento é gastar menos do que você ganha. Primeiro, compare suas despesas com sua renda. Se você gasta mais do que ganha, procure maneiras de gastar menos dinheiro para equilibrar seu orçamento. Uma vez que você conseguir gastar menos que sua renda, não desista, continue procurando maneiras de gastar menos em compras essenciais e não essenciais. Quanto maior a diferença entre seus gastos e seus ganhos, mais você pode poupar. Depois de reduzir suas despesas, estabeleça um limite de gastos mensais para cada categoria. Você pode atribuir um valor específico em reais ou uma porcentagem de sua renda.

Passo 4: Faça metas para poupar seu dinheiro. (a) Defina uma meta de poupança a qualquer renda extra que você tenha a cada mês. Você pode dividir suas economias em metas de curto como comprar um carro, uma viagem e longo prazo como comprar uma casa, poupança para aposentadoria. (b) Construa um fundo de emergência, muitos especialistas sugerem um fundo de emergência que pode apoiá-lo por três a seis meses. Um fundo de emergência pode ajudá-lo a lidar com situações inesperadas sem você se endividar. (c) Defina metas específicas de investimento. Você pode querer economizar dinheiro para férias, uma compra desejada, um adiantamento em uma casa ou carro, ou outra coisa. Depois de definir e priorizar suas metas de investimentos e orçar um valor para cada objetivo, decida onde você economizará o dinheiro para cada finalidade. 

Passo 5: Reserve 15 minutos por semana para comparar seus gastos reais com seus gastos planejados. Faça ajustes conforme necessário para procurar formas de gastar menos em outras categorias orçamentárias para compensar as despesas que você não pode reduzir. No início, você provavelmente vai descobrir que seu orçamento precisa de alguns ajustes. Isso não significa que você falhou no orçamento, então você não pode ficar desapontado. Um orçamento é um documento vivo que evolui para atender às suas necessidades, e quase todo mundo leva algum tempo para encontrar a fórmula que funciona melhor para eles. Fique com ele! 

Diferentes estratégias de orçamento: Existem vários métodos de orçamento diferentes que você pode usar para acompanhar suas receitas e despesas. Orçamento não é ciência de foguetes, mas ter um orçamento complicado pode fazer você desistir da frustração. Uma estratégia de orçamento vai ajudá-lo a se concentrar nos detalhes e construir um orçamento que funcione para você.

Consulte sempre um especialista, estamos aqui para ajudá-lo, entre em contato conosco!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.