Na minha opinião, a espinha dorsal de um plano financeiro pessoal bem-sucedido é o orçamento mensal. É o mapa para o sucesso financeiro. Em vez de apenas reagir a problemas financeiros que de repente aparecem, um orçamento preparado com antecedência diz ao seu dinheiro o que fazer e nos mostra onde cada centavo foi gasto. Trabalhamos muito duro ganhando um real e deste modo vamos utilizá-lo para realizar nossos sonhos. Vamos dar uma olhada em algumas das razões mais comuns pelas quais não fazemos o orçamento.
Muitas pessoas não gostam dos limites que acham que um orçamento lhes dará. Compreensível, mas incorreto se um orçamento for feito da maneira correta. Essa suposição negativa é a razão pela qual tento chamá-lo de plano de gastos em vez de orçamento. Isso é só um jogo de palavras? Sim, suponho. Mas o que for preciso para ajudar as pessoas a fazê-lo! Pessoalmente, achei que um orçamento é exatamente o oposto de confinamento. É realmente libertador! Como assim? Porque me libera a gastar totalmente livre de culpa porque sei que outros reais já estão alocados em todas as nossas despesas. O medo de ficar sem dinheiro antes do mês acabar se foi.
O orçamento pode ser assustador no início. Você pode não querer descobrir o custo do seu hábito de café com leite. No entanto, enfiar a cabeça na areia não é a resposta. Do saber vem o ter. Lidar com a verdade e seguir em frente. Quando comecei a orçar, fiquei chocado, chocado, eu digo, ao descobrir quanto estávamos gastando, muito, com comida. Ninguém gosta de enfrentar fatos frios e duros como estes, mas como fizemos, conseguimos reduzir nossos gastos nesta área. E verdade seja dita, realmente não mudou a qualidade da comida que comemos. Isso só nos tornou mais eficientes em como usamos nossos reais em comida.
Algumas pessoas têm usado o processo orçamentário para abusar de outras. Na realidade, o orçamento era apenas mais uma ferramenta que eles usavam para manipular e controlar os outros. Infelizmente, muitas coisas boas (como orçamentos!) foram mal utilizadas. Isso não torna a preparação de um orçamento ruim. Isso só faz o agressor errado! Não manche os benefícios de um orçamento devido a alguém que o usou indevidamente no passado.
"Eu não preciso fazer um orçamento estúpido! Isso é para as pessoas pobres, errado, isso é para os ricos, errado, isso é para todos!" Temos a responsabilidade de ser bons administradores de nossos recursos, sejam os recursos grandes ou pequenos. Não deixe seu futuro financeiro ser prejudicado por causa de sua noção preconcebida sobre quem precisa de um plano de gastos. Todos nós precisamos!
Vamos ser honestos. Entendo como seria fácil deixar o orçamento deslizar. Um filme de streaming e uma taça de sorvete (ou meu vício em comida, um saco de batatas fritas) soa muito melhor do que fazer um orçamento. Muitas pessoas têm que lutar contra a preguiça todos os meses para ter o orçamento preparado. Orçamento é como muitos outros processos que fazemos todos os meses. Entender os benefícios de orçar, construir o hábito, são as chaves do sucesso. Posso me sentir preguiçosa demais para ir ao supermercado, mas entendo os benefícios de comer e me acostumei com isso! Agora que eu pessoalmente experimentei os benefícios do orçamento, eu não posso imaginar viver sem ele. Uma das razões pelas quais eu poderia me aposentar do trabalho em tempo integral foi porque orçamos todos os meses. Se você gosta de ser preguiçoso, imagine quanto mais tempo você terá que ficar no trabalho em vez de se aposentar mais cedo (apenas brincando, preguiça não é uma vantagem para ninguém).
Orçamentos eficazes podem parecer assustadores para começar. Faço isso no papel ou no computador? Quão detalhado eu preciso para fazer as categorias de gastos? Como eu lido com as despesas irregulares? E assim por diante... Aqui está uma sugestão: não tente descobrir tudo antes mesmo de começar. Acredite, você não vai. Comece de onde você está e bem... apenas comece. Uma simples lista de coisas que você precisa gastar dinheiro em que é igual a quantidade que você vai receber no mês é um ótimo começo. Com o tempo você pode refiná-lo. Meu processo de orçamento parece muito diferente agora do que quando comecei. Não deixe que o medo de começar te impeça de fazê-lo. Você nunca vai aprender e melhorar você até mergulhar de cabeça!
Talvez você tenha tentado no passado e isso bombardeou um grande momento de sua vida. Sem problemas. Vamos tentar novamente! Poucas coisas realmente valiosas e significativas vêm fácil na primeira vez que você tenta. Você teve um joelho raspado aprendendo a andar de bicicleta? Se você for como eu, você se levantou e foi em frente. Mas se você não voltar para a andar de bicicleta novamente, você vai estar sentado na calçada assistindo as outras crianças se divertirem. Volte para a bicicleta do orçamento! Você aprende fazendo. Cair da bicicleta, errar no orçamento, tudo bem. Não voltar a praticar, é fugir.
Eu tenho que ser honesto. As primeiras reuniões orçamentárias que tive com minha esposa não foram bem. Nós dois entramos neles com nossas próprias expectativas e eles não necessariamente corresponderam. Parte de uma grande relação matrimonial é trabalhar juntos em coisas difíceis e também inclui colocar as necessidades do nosso cônjuge à frente das nossas. Uma vez que minha esposa e eu tropeçamos nos primeiros orçamentos, notamos que está ficando cada vez mais fácil. E notamos que ambos encontramos algumas coisas para gostar sobre o orçamento. É disso que se trata o casamento: trabalhar juntos para fazer um futuro melhor para nós e nossas famílias.
Eu posso usar a palavra nerd aqui porque eu sou um. Não um nerd no sentido clássico (espero), mas um nerd financeiro em que eu gosto de números. Uma emoção para mim é uma coluna de números que se soma corretamente. Eu entendo isso. Eu também entendo que muitas pessoas não são como eu a este respeito, mas, eles ainda precisam fazer um orçamento, no entanto! Talvez mais ainda, pois seu "espírito livre" pode levá-los a muita compra por impulso. O orçamento não foi projetado para "esmagar" seu espírito livre. É deixá-los desfrutar de alguma impulsividade sem se endividar no processo.
Talvez você seja um dos afortunados que têm amplo fluxo de caixa. Parabéns. Mais uma razão para o orçamento! Dinheiro extra em sua conta é tão fácil deixar escapar entre os dedos. Talvez um dia seu fluxo de caixa seja menor e você desejará ter alguns desses reais "extras" que você deixou flutuar em anos anteriores. Como mencionado anteriormente, temos uma séria responsabilidade de gerenciar nossa riqueza. Ter muito dinheiro não diminui essa responsabilidade... ele aumenta. Você pode ter uma quantidade maior de dinheiro por mês para coisas divertidas? Certo. Mas se você não tem um plano, o dinheiro pode te dar um golpe, e abrir um buraco em seus planos de longo prazo.
Seja qual for a razão de você não ter orçamento, repense. Um grande orçamento não precisa ser páginas e páginas de comprimento (o nosso é apenas uma página – frente e para trás). E não precisa demorar muito. 🤔 Pense assim: se seu orçamento melhorasse a eficiência de seus gastos mensais em apenas 5%, qual seria a sua taxa de pagamento efetiva para essa hora de trabalho? Provavelmente será sua hora mais lucrativa do mês!
Consulte sempre um especialista, estamos aqui para ajudá-lo, entre em contato conosco!