Construir um orçamento e aderir a ele são elementos fundamentais de qualquer estratégia de sucesso financeiro para o casal. O orçamento permite controlar seus gastos e gerar recursos excedentes todos os meses. Isso abre a porta para economizar, investir e ter prosperidade a longo prazo. Tudo começa com um orçamento, e se você não tem um, você precisa de um!
Compartilhar uma visão comum é vital para o orçamento de um casal. Ao fazer um orçamento, sente-se juntos e revise as despesas essenciais, desejos e metas de poupança, investimento de curto e longo prazo.
Casais podem evitar o estresse monetário discutindo compras caras acima de um preço específico. Pequenas compras não precisam de aprovação mútua, pois o orçamento deve alocar algum dinheiro para cada pessoa para gastos pessoais.
Além de se comunicar sobre grandes compras, os casais devem agendar uma sessão de revisão semanal ou mensal. Muitos aplicativos premium fornecem relatórios que podem facilitar a revisão das transações.
Fazer um orçamento te leva apenas a meio caminho de seus objetivos. A outra metade está em seguir seu orçamento, e para muitas pessoas é a parte mais difícil. Escolher a estratégia certa e usar as ferramentas certas pode facilitar o acompanhamento do seu orçamento. Essas práticas também podem motivá-lo.
(a) Comece com pequenas metas: Tenha, no início, pequenas e fáceis metas para alcançar. Crie metas mais desafiadoras à medida que suas finanças e habilidades aumentam.
(b) Use uma conta bancária: Use apenas uma conta bancária para pagar suas contas mensais, facilita o controle de todas as despesas. Ter um orçamento preciso que rastreie todas as suas receitas e despesas é essencial para saber se você está vivendo dentro de suas condições predefinidas. Se você usar uma única conta, sua conta pode servir como um resumo de seus gastos.
(c) Automatizar gastos e investimentos: Para evitar gastar acidentalmente suas economias, agende transferências automáticas para suas contas de poupança e investimento e também para realizar pagamentos tais como:(água, luz, telefone, Tv a cabo, internet, etc.), ou seja, tudo que for possível automatizar. Se você está economizando para uma compra futura, considere fazer um fundo especial especificamente para essa futura despesa.
(d) Use calculadoras financeiras: Calculadoras financeiras online gratuitas podem ajudá-lo a estimar quanto dinheiro você precisa reservar todos os meses para seus vários objetivos. Você pode encontrar calculadoras para estes fins: - Calcular as vantagens ou não de pagar a dívida antecipadamente (ou seja, cartões de crédito, empréstimos estudantis, residencial, etc.), - Empréstimos de financiamento, economizando para a aposentadoria, estimando retornos de investimento Calculadoras financeiras podem ajudá-lo a mantê-lo focado em seus objetivos.
(e) Compras impulsivas, um dos maiores problemas: Para saber se você faz compras por impulso, é preciso primeiro que entenda o que elas são. A compra impulsiva é aquela que você não saiu de casa especificamente para realizar, mas acabou fazendo porque considerou uma boa promoção, algo que você desejava muito ou simplesmente porque você sentiu vontade (na maioria das vezes!!!). Na prática, pense que você saiu de casa para trocar um presente e no caminho, lá estava ele, aquele vestido que estava procurando a muito tempo! Não estava nos seus planos comprá-lo, mas você quis aproveitar a oportunidade. Essa é uma compra não planejada por puro impulso!!!
Um outro exemplo, você vai ao supermercado com uma lista de compras: leite, frutas, verduras e papel toalha. Mas ao chegar lá, passa pela seção de guloseimas e não resiste aos apelos de uma caixa de chocolates. No fim das contas, você sai do lugar com mais compras do que previu. Faça uma lista de compras, seja forte, resista!!! Resumindo se você está propenso a fazer compras impulsivas, faça uma lista de compras antes de ir a uma loja ou site. Só adicione itens ao seu carrinho se eles estiverem na sua lista.
(f) Definir limites de gastos diários e semanais: Os limites de gastos planejados para suas compras podem ajudá-lo a evitar gastos excessivos. Quando você gasta muito, você deve reduzir os gastos com suas outras compras não essenciais. Você também pode decidir esperar pelo menos 24 horas antes de fazer qualquer compra sobre uma determinada quantia. O tempo de espera pode ajudá-lo a evitar compras por impulso e decidir se você realmente precisa fazer essa compra este mês.
(g) Pagar em dinheiro por grandes compras: Quando possível, use dinheiro e evite emprestar dinheiro ou usar planos de parcelamento para fazer grandes compras. Assumir dívidas adiciona mais um pagamento mensal aos seus gastos. A maioria dos empréstimos cobra juros que aumentam o custo total de compra e reduzem sua renda, se você usar um cartão de crédito, você terá que pagar esse saldo integralmente ou enfrentar uma taxa de juros extremamente alta. Junte dinheiro e compre a vista, você vai economizar muito dinheiro, acredite nisso!!!
(h) Evite taxas ocultas: Pequenas taxas ocultas que bancos e outros serviços cobram corroem seu dinheiro. Procure contas bancárias gratuitas que não cobram taxas mensais de conta ou taxas de saque no caixa eletrônico.
(i) Defina lembretes de data de vencimento: Para evitar pagamentos de multas e juros por atraso, recorrentes, nos pagamentos de empréstimos e despesas mensais. Alguns comerciantes oferecem um desconto quando você vincula sua conta bancária para enviar o pagamento no mesmo dia de cada mês.
Consulte sempre um especialista, estamos aqui para ajudá-lo, entre em contato conosco!