Investir pode parecer uma atividade complexa e confidencial, onde um indivíduo tem que navegar por mares desconhecidos, por uma misteriosa gama de potenciais ativos e obstáculos para criar um portfólio equilibrado. Investir para iniciantes pode parecer intimidante, mas vale a pena persistir. Se você se concentrar em aprender os princípios básicos e construir habilidades sólidas de tomada de decisão, você pode obter lucros sólidos a longo prazo sem risco excessivo.
Investir envolve comprometer uma soma de dinheiro (geralmente para o longo prazo) com o objetivo de obter um retorno atraente. Os objetivos de investir são aumentar sua renda, construir riqueza e garantir seu futuro financeiro. Por outro lado, economizar é deixar de lado uma parte de sua renda de forma consistente para criar uma almofada financeira. As pessoas normalmente gostam de economizar dinheiro para fazer uma compra maior, como um carro, um projeto de melhoria de casa, férias com a família, ou para cobrir despesas imprevistas, como cirurgia ou reparo de um telhado danificado. O resultado da economia, geralmente é feita colocando o dinheiro em uma conta poupança bancária, aplicando em CDB, Renda Fixa, a famosa caderneta de poupança, tornando os investimentos altamente seguros. Investir é mais arriscado do que economizar. Não há seguro. Os investimentos não produzem retornos garantidos. No entanto, embora a poupança seja segura, os juros que você ganha podem nem ser suficientes para compensar a inflação. Você pode estar perdendo dinheiro a longo prazo. Investir oferece a possibilidade de crescimento significativo no longo prazo.
O risco é uma parte inerente ao investimento. Você terá que avaliar o grau de risco que você está disposto a empreender. Você precisará decidir se as recompensas esperadas valem esse risco. Uma compreensão clara da relação risco-recompensa é indispensável para a construção de uma estratégia de investimento bem-sucedida e sustentável.
Recompensas potencialmente mais altas geralmente vêm com riscos mais elevados. Ações voláteis podem subir rapidamente e cair tão rápido quanto. Títulos de alto risco pagam taxas de juros mais altas. Se a recompensa potencial de um investimento for alta, você pode esperar que o risco também seja alto.
☝️️ diferentes classes de ativos, como ações, fundos mútuos e ETFs, títulos e investimentos alternativos têm seu perfil de risco-recompensa. Você precisa entender claramente as distinções entre eles.
Uma das principais avaliações em investir para iniciantes é descobrir seu nível de tolerância ao risco. Carteiras de alto risco são muitas vezes tentadoras porque podem produzir grandes retornos. Eles também podem produzir grandes perdas. É extremamente importante considerar os riscos negativos. Você está preparado para o seu investimento ir para zero se as coisas derem errado?
Em palavras simples, seu nível de tolerância ao risco é aquele que permite que você durma profundamente à noite? Se sua exposição ao investimento está lhe causando uma preocupação persistente, não vale a pena. No final do dia, você saberá que investir é uma jornada altamente pessoal e solitária para um investidor. Uma abordagem extremamente agressiva pode torná-lo rico muito rápido, mas também pode acabar com as economias da sua vida.
Por outro lado, uma abordagem excessivamente avessa ao risco limitará seu potencial de crescimento. Atingir o equilíbrio certo entre risco e recompensa é um dos principais desafios de investir para iniciantes.
Uma carteira de investimentos deve, preferencialmente, ter alocações para várias classes de ativos. As classes de ativos incluem ações e fundos mútuos, títulos e dinheiro. Seus níveis de tolerância ao risco e seu horizonte de tempo de investimento são dois fatores importantes que influenciarão a alocação de seus ativos.
Alocar seus fundos para diferentes classes de ativos dentro de sua carteira de investimentos lhe dá proteção adicional contra flutuações de mercado. Em geral, quando uma classe de ativos está indo muito bem, as outras classes de ativos só podem entregar retornos ordinários ou até negativos porque a maioria dos investidores estão indo atrás da classe de ativos, que estão em alta demanda.
💡 se você encontrar retornos ruins em uma classe de ativos, muitas vezes você pode compensar isso em outra classe de ativos.
A diversificação da sua carteira de investimentos deve ocorrer em dois níveis: dentro de cada classe de ativos e entre ou entre classes de ativos. Em outras palavras, além da alocação de ativos (que em si é uma forma de diversificação), você também pode espalhar seu risco investindo em diversos itens dentro de uma determinada classe de ativos.
👉 por exemplo: Sua carteira de ações deve ter um mix de empresas e um mix de setores em que essas empresas operam. Se suas participações estão concentradas em uma empresa, você está vulnerável a altas perdas se eventos inesperados atingirem aquela empresa ou setor. Alcançar a diversificação certa e manter um controle de cada item no portfólio pode ser complicado e demorado. Investir para iniciantes é muitas vezes mais fácil quando você diversifica através da propriedade de ETFs, fundos mútuos ou fundos de índice em vez de ações individuais. Cada fundo possui um grande número de ações. Isso permite que você construa uma carteira diversificada sem comprometer uma grande quantia de dinheiro.
O investimento ativo é para investidores práticos que gerenciam suas próprias carteiras da maneira que um gestor profissional de carteira faria. Como um investidor ativo, seu objetivo seria obter retornos que estejam em pé de igualdade ou melhores do que os retornos médios do mercado. Seu objetivo é maximizar sua vantagem da volatilidade de curto prazo nos mercados. O investimento ativo exige conhecimento astuto do mercado, análise desapaixonada e temperamento para entrar e sair de investimentos específicos com disciplina. Investir em ativo requer experiência e disciplina. Também requer um compromisso significativo de tempo e energia. Você terá que monitorar seu portfólio diariamente. Estudar potenciais novos investimentos e acompanhar as condições de mercado que afetam seus investimentos existentes, requer tempo, esforço e conhecimento.
O investimento passivo, por outro lado, requer uma abordagem de longo prazo. Esta é muitas vezes uma estratégia de investimento ideal para iniciantes. Você terá que tomar menos decisões (não comprar e vender com frequência). Isso significa que você reduz suas chances de estar errado. Também é econômico porque menos transações significam custos de transação mais baixos. Paciência é a força de um investidor passivo. Um exemplo popular de investimento passivo é a compra de um fundo de índice, que segue o S&P 500, outro grande índice, como o Dow Jones Industrial Average, ou IBOV - BOVA11. O prêmio em investimento passivo geralmente vai para investidores que podem manter a calma e focar em seus objetivos de longo prazo.
Existem várias abordagens distintas para selecionar investimentos em ações.
☝️️ você precisa ter cuidado com as informações de crescimento altamente divulgados: o crescimento esperado já pode estar refletido no preço. Nenhum desses métodos é inerentemente melhor que os outros. Você tem que equilibrá-los, de tal maneira que se adeque às suas necessidades.
Dúvidas para fazer seus investimentos, consulte sempre um especialista, estamos aqui para ajudá-lo, entre em contato conosco!