24 Jan
24Jan

Vamos lá, está chegando a hora de ir para o gráfico ou não? Calma ainda é muito cedo!

Você pode alcançar seus objetivos financeiros através de qualquer um desses tipos de investimento, ou uma composição de todos os três. 

👉 se sua tolerância ao risco for maior, você é relativamente jovem, e você tem uma renda pessoal significativa, você pode aumentar sua exposição a empresas em crescimento.

 👉 à medida que seu portfólio amadurece, você pode querer agregar ações de valor. 

👉 se você é mais conservador ou está perto de sua aposentadoria, ou tem uma renda limitada, você pode preferir investir em dividendos para aumentar sua renda. Fundos de ações, ETFs, Fundos Imobiliários e muitas outras opções e também pode ser uma boa escolha se você quiser uma mistura de ambos os tipos de ações em sua carteira. Isso pode fornecer-lhe algum rendimento de curto prazo, ao mesmo tempo em que gera crescimento de longo prazo a partir de uma parte do seu portfólio.


Instrumentos de Investimento

Você precisará entender os instrumentos de investimento que estão disponíveis para você. Os três tipos básicos são ações, títulos e fundos mútuos. O perfil de risco de cada instrumento pode variar. Entender cada instrumento vai ajudá-lo a construir uma mistura que melhor lhe convém. 

Ações

Uma ação é um título que representa a propriedade proporcional da empresa que emitiu as ações. As ações fazem parte da maioria das carteiras de investimento porque historicamente os investidores obtiveram retornos superiores ao longo do tempo em ações em comparação com a maioria das outras classes de ativos. É importante entender a relação risco-recompensa e ser criterioso sobre ações. Esses investimentos são inerentemente voláteis. 

Títulos 

Um título é um instrumento de dívida, que representa um empréstimo que um investidor emitiu a um mutuário. Quando você investe em títulos, você está basicamente emprestando seus fundos para uma entidade governamental (como um município) ou uma empresa privada, dependendo do tipo de títulos que você compra. Títulos de risco têm que pagar taxas de juros mais altas para atrair investidores: quanto maior o rating de títulos, menor a taxa de juros. Os títulos são geralmente considerados um investimento mais seguro em comparação com as ações, mas os rendimentos podem ser baixos, especialmente quando as taxas de juros predominantes são baixas. 

Fundos

Fundos mútuos e ETFs (Exchange-Traded funds) são cestas diversificadas de ações ou títulos, cada um administrado por uma empresa profissional de gestão de carteira por uma taxa. Muitos investidores iniciantes escolhem fundos porque não têm que usar habilidades individuais de investimento ou acompanhar sua carteira de ações. Quando você investe em um fundo, seu dinheiro é colocado para trabalhar sem que você tenha que se envolver diretamente no processo de investimento diário. Muitos fundos têm taxas de administração, e você precisará compará-los ao selecionar fundos. 

 Alternativas de Investimentos

Como o nome sugere, investimentos alternativos são categorias de ativos não convencionais que geralmente implicam risco significativo, mas também podem fornecer retornos excepcionais. O universo de investimentos alternativos está se expandindo e agora também inclui ativos complexos, como criptomoedas. Segue alguns investimentos alternativos que o mercado trabalha: 

Imobiliário: Você não precisa necessariamente investir em grandes propriedades de investimento residencial ou comercial. Você pode comprar FIIs (fundos de investimento imobiliário), que funcionam como fundos mútuos, e são negociadas como ações. 

Fundos Multimercados:  Um fundo multimercado é utilizado para a operação de vários ativos como: ações, dólar, renda fixa, investimentos no exterior etc. Os fundos de investimentos proporcionam flexibilidade para montar estratégias diferentes, levando em conta que o cenário econômico e o mercado financeiro vivem em constante mudança.  

Commodities: Ativos tangíveis, como ouro, prata, petróleo e produtos agro são chamados de commodities, que podem ser considerados para diversificação de portfólio. 

Não se esqueça, Investimentos alternativos podem ser rentáveis, mas muitas vezes requerem um alto grau de especialização e grandes riscos. Eles também podem exigir quantidades substanciais de capital. Eles geralmente não são adequados para investidores iniciantes.

Onde os investidores de alto patrimônio investem seu dinheiro?

De acordo com um levantamento da ANBIMA, os investidores que estão na categoria private (grandes fortunas) possuem em sua carteira alocado em:

(a) 32,2% dos investimentos em fundos multimercados; (b) 24,9% em ações; (c) 22,2% em renda fixa; (d) 10,8% em previdência; (e) 9,9% em outros investimentos, como produtos e fundos de private equity (pode ser traduzido como - ativo privado).

Cerca de 68,8% do capital investido pelos investidores de varejo (baixa renda) está na poupança, contra 13,8% do capital do segmento varejo de alta renda.

“Ao contrário do que a maioria dos investidores do varejo (pequenos investidores) deve imaginar, a classe de ativos onde os ricos mais investem é a de fundo de multimercado e não em ações – como a grande maioria dos influenciadores e “gurus” de investimentos costumam sugerir” 

Educação Financeira, aprenda antes e invista depois!

Investir para iniciantes começa com a aquisição de um entendimento básico dos princípios do investimento. Embora você precise saber o que está fazendo como investidor, muitas vezes é mais importante saber o que não fazer

Você precisa ficar longe de investimentos que você não entende. Lembre-se das palavras do lendário investidor Charlie Munger, que sabiamente disse: "Se eu sei onde vou morrer, não irei lá." 

Comece com investimentos simples e conte com conselhos genuínos de profissionais de investimento, mantendo-se longe de "dicas quentes" e ideias de "enriquecer rápido" de fontes com interesses. Há muitos golpes de investimento por aí, mas com bom senso, eles são facilmente evitados. Pense: "Se parece bom demais para ser verdade, não é verdade!" 

Investir para iniciantes não é sobre enriquecer rapidamente, é ter uma abordagem conservadora e um horizonte de tempo de longo prazo; são geralmente mais rentáveis e menos arriscados do que uma abordagem "enriqueça rápido". Como no futebol "fazer gol é show, mas ter uma defesa forte, pode garantir a vitória".

Dúvidas para fazer seus investimentos, consulte sempre um especialista, estamos aqui para ajudá-lo, entre em contato conosco!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.