10 Jan
10Jan

Não importa o momento esteja na vida, desenvolver bons hábitos monetários pode ser a diferença entre trabalhar até os 80 anos e ter a aposentadoria antecipada ou, pode até significar largar um emprego que você odeia trabalhar por um emprego pelo qual você tem paixão, independentemente da renda. 

Mas com tantos conselhos de finanças pessoais por aí, como você desenvolve bons hábitos financeiros? Ao fazer questão de incorporar essas práticas em seu cotidiano, você verá mudanças positivas em suas finanças. Isso não vai acontecer da noite para o dia, mas acontecerá se você tiver paciência e disciplina para seguir essas regras.

1. PAGUE-SE PRIMEIRO 🤷‍♀️

Qual é a maior coisa que você pode fazer por si mesmo que vai melhorar suas finanças? A maioria das pessoas nunca economizam dinheiro, ou dizem que economizarão depois de pagar todas as suas contas. Mas essas pessoas acabam não economizando um centavo. A solução é tão simples e fácil, é embaraçosa. Você economiza dinheiro antes de gastar qualquer coisa. Toda vez que você recebe seu salário, ou qualquer outra fonte de rendimento, você precisa colocar dinheiro em poupança. Não importa se você pode economizar $5 ou $100, a chave é economizar algum dinheiro. Ao entrar nessa mentalidade, você faz da poupança prioridade e muitas vezes isso evolui para você querer economizar ainda mais dinheiro.

Então, da próxima vez que receber algum dinheiro, certifique-se de poupar alguma coisa.

2. AUTOMATIZE SUAS ECONOMIAS

Para facilitar o pagamento, muitas pessoas configuram transferências automáticas para uma conta de poupança. Ao fazer isso, você nunca tem que se lembrar de economizar dinheiro, isso acontece automaticamente. Faça login em sua conta bancária e configure uma transferência contínua para seus investimentos. Você seleciona o dia, a quantia, e a frequência e dinheiro serão transferidos para você.

3. ECONOMIZAR EM CONTAS BANCÁRIAS SEPARADAS

Por melhor que seja para economizar dinheiro, você eventualmente precisa dar um passo adiante. Você precisa ter contas de investimentos individuais para todas as suas metas de poupança. Por exemplo, você tem um fundo de emergência para despesas inesperadas. Você tem um fundo de férias para ajudá-lo a pagar as próximas viagens. 

E você tem um novo fundo de carro para ajudá-lo a pagar pelo seu próximo carro. Você também tem contas para despesas extras. Por exemplo, você paga o seguro do seu carro duas vezes por ano, então você economiza mensalmente nesta conta para pagar essa despesa.

A ideia é ter contas para cada objetivo para que você possa ser motivado a continuar economizando para cada objetivo. Um benefício adicional é que é mais fácil saber quanto dinheiro você tem para cada um dos seus objetivos financeiros. 

Quando o dinheiro está em contas separadas é muito mais fácil visualizar seus objetivos do que quando está tudo em uma única conta afinal, dinheiro não têm marca

4. CRIAR METAS FINANCEIRAS

Um dos maiores maus hábitos financeiros é não estabelecer metas. Você tem algum objetivo financeiro que esteja tentando alcançar? Para a maioria das pessoas, a resposta é não .Mas ter metas é fundamental para o sucesso financeiro a longo prazo. De fato, estudos mostram que 80% das pessoas ricas têm metas, enquanto apenas 12% das pessoas pobres têm metas. O que isso nos diz? Diz que quando você tem objetivos, é mais provável que você tente alcançá-los. E quando você os alcança, você não só avança, mas está motivado a criar e cumprir novas metas. 

Mesmo que você não consiga atingir seu objetivo, as chances são de que você estará em uma situação financeira muito melhor com seus resultados. Por exemplo, digamos que você tem a meta de economizar $10.000 este ano. No final do ano, você tem $8.000 guardados. Embora você tenha falhado em atingir seu objetivo, você tem $8.000 em economias que de outra forma você não teria se você nunca tivesse definido uma meta em primeiro lugar. Faça questão de sentar e criar metas para si mesmo. Crie metas de curto prazo que você pode alcançar em um ano ou menos, bem como metas de longo prazo que levarão anos para serem alcançadas.

5. ACOMPANHAR O PROGRESSO RUMO ÀS METAS

Por melhor que seja para definir metas para si mesmo, você também precisa rastreá-las. Você não pode simplesmente fazer um gol e depois esquecer. Você precisa mantê-lo na sua frente para alcançá-lo. Isso pode significar definir lembretes em seu telefone para revisar seu progresso ou configurar reuniões mensais com você ou sua parceira para rever como as coisas estão indo. Se você tem dificuldade em se manter comprometido, talvez precise quebrar seus objetivos em pedaços menores. Por exemplo, quando eu estava tentando pagar minha dívida de cartão de crédito, eu estava perdendo motivação porque meu saldo era tão alto e meus pagamentos mensais eram tão pequenos. Finalmente, quando você rever seus objetivos, não tenha medo de mudá-los. Você pode estabelecer uma meta de longo prazo de querer se aposentar mais cedo porque você odeia o seu trabalho, mas então você encontra um emprego que você ama e não quer se aposentar mais cedo. Tudo bem mudar seus objetivos. A vida acontece e, como resultado, nossos objetivos também. A chave é usar refletir sobre as mudanças para garantir que essas são metas que você quer cumprir, não apenas um impulso da coisa do momento.

6. SIGA UM ORÇAMENTO

Um dos piores maus hábitos que você pode ter com dinheiro é não seguir um orçamento. Este é um erro que a maioria das pessoas comete. Eles vêem um orçamento como restringir como gastam seu dinheiro. A ideia de adiar hoje para um amanhã melhor não lhes interessa, então eles nunca fazem orçamento. Mas seu orçamento não precisa ser assim. Você pode configurá-lo para que você não só economize para um amanhã melhor, mas você também pode desfrutar hoje. É tudo uma questão de perspectiva. E a boa notícia é que você não tem que se esforçar muito no seu orçamento. Você pode fazer um orçamento detalhado ou apenas acompanhar um punhado de categorias de gastos.

A chave é estar ciente de como você está gastando dinheiro e fazendo um esforço a cada mês para colocar algo na poupança.

7. TRABALHE PARA EVITAR COMPRAS DE IMPULSO

Fazemos muitas compras no momento? Muitas vezes estamos simplesmente cansados ou estressados e compramos sem pensar. Outras vezes somos vítimas da publicidade e achamos que precisamos ter um produto em questão. Você precisa trabalhar para limitar seu impulso, de compras por impulso. Felizmente, há alguns jogos que você pode jogar para enganar-se e esperar para ver se você realmente quer o produto.

  • O Jogo da Espera: Simplesmente basta esperar por um tempo determinado antes de comprar algo. As pessoas costumam usar de 1 dia até 2 semanas.
  • O Jogo Preferiria: Pergunte a si mesmo se prefere ter o item, ou o dinheiro que ele custa? Se prefere ter o dinheiro, então não compre o produto.
  • O Teste do Agora Mesmo: Antes de comprar, pergunte a si mesmo se começaria a usar o produto agora mesmo. Se não o utilizar durante alguns dias, então é provável que não precise realmente dele.

Há muitos outros "jogos de dinheiro" que você pode jogar consigo mesmo para limitar o desperdício. A chave é encontrar o que funciona para si e usá-lo para parar de comprar coisas de que se arrependerá mais tarde. 

E se tiver uma casa cheia de coisas que nunca usa, dedique algum tempo a limpar a sua casa e verá quanto dinheiro está indo para o "lixo".

8. DEMORE 2 MINUTOS E POUPE DINHEIRO EM TUDO O QUE COMPRAR

Um truque simples para melhorar as suas finanças é levar alguns minutos antes de comprar qualquer coisa e ver se consegue poupar algum dinheiro. Esta economia não será de centenas de reais de cada vez, mas com o tempo, a somatória das economias, melhorará as suas finanças muito mais do que pensa. Aqui está como fazer isto funcionar. Ao fazer compras online, veja se há algum código de cupom disponível para baixar o seu preço ou mesmo obter envio gratuito. Outra opção é usar os sites de "cashback", devolução de dinheiro. 

Eles trabalham oferecendo dinheiro de volta quando você compra no seu varejista favorito e o valor do desconto entre 1% até 25% e em alguns lugares até mais. Em seguida, você tem o dinheiro que você economiza colocado em sua conta bancária.

9. PLANO DE COMPRAS PARA ITENS CAROS

Grandes despesas podem arruinar suas finanças rapidamente. Para limitar seu impacto, há duas coisas que você pode fazer. Primeiro, você economiza antes, usando várias contas de poupança como mencionei anteriormente. A segunda, coisa que você precisa fazer é pesquisar! Comece a procurar itens com antecedência. Diga que precisa substituir sua lavadora em breve, em vez de esperar que ela quebre ou ir aleatoriamente ao home center um sábado e comprar o que encontrou primeiro, faça sua pesquisa primeiro. 

Descubra os recursos que as novas unidades têm e, em seguida, determine quais, se houver, você deseja ter. Em seguida, leia uma série de comentários de outros usuários. Embora seja importante não colocar muito peso em um único comentário, preste atenção se muitas avaliações citarem o mesmo problema que este pode ser uma falha de design. Então veja quanto custa e descubra como você pode pagar menos por isso. 

Quanto mais pesquisa e tempo você colocar em suas grandes despesas, mais dinheiro você vai economizar e maior será a chance de comprar o certo para suas necessidades e não se arrepender da compra.

10. ECONOMIZAR VALORES EXTRAS!

Este está relacionado com a ideia de pagar a si mesmo primeiro. Sempre que você conseguir um dinheiro extra, obtê-lo de um bônus no trabalho, uma restituição de impostos, um ganho de loteria, etc., é um bom hábito financeiro para economizar uma parte dele. Quanto mais você economizar melhor, mas você pode decidir sobre a quantidade que você economiza. 

Para mim, eu economizo 80% do dinheiro e gasto os outros 20% como eu quiser. E quando digo que guardo o dinheiro, normalmente o uso para financiar metas de poupança de longo prazo, como férias. Se você tem dívidas, você pode dividir o dinheiro de três maneiras. Coloque 50% para ajudar a pagar sua dívida, coloque 25% na poupança e gaste os outros 25% no que quiser.

11. PAGAR A DÍVIDA RAPIDAMENTE

Se você tem dívidas de empréstimo estudantil, empréstimo automático, ou cartões de crédito, você precisa trabalhar para pagá-lo o mais rápido possível. Isso porque é quase impossível construir riqueza a longo prazo se você estiver cheio de dívidas. Pense sobre isso! 

Se você está pagando a outra pessoa $250 por mês em vez de você mesmo, quem está ficando rico? Certamente não você. A boa notícia, no entanto, é que, fazendo questão de pagar sua dívida, você pode economizar dinheiro. Quanto mais você diminuir a sua dívida a cada mês, em vez de apenas pagar os pagamentos mínimos, você economiza em taxas de juros. Então, prepare um plano para sair da dívida. 

Uma vez que você sair da dívida, você pode então colocar o dinheiro que estava indo para sua dívida em uma conta de investimento para que você possa começar a crescer sua riqueza.

12. DESAFIE-SE A REDUZIR OS GASTOS A CADA MÊS

Em um mundo ideal, você usaria um orçamento mensal para acompanhar seus gastos e garantir que você está vivendo dentro de suas condições financeiras. Além disso, você veria quanto dinheiro você está gastando jantando fora ou qualquer que seja o seu vício a cada mês. Mas a realidade não é isso! Enquanto eu encorajo você a começar um orçamento, aqui está a próxima melhor coisa.

A cada mês, escolha uma categoria de gastos e tente reduzi-la para o mês. Por exemplo, você pode tentar limitar suas despesas de jantar este mês. Então no próximo mês você pode tentar reduzir seu orçamento de cuidados pessoais. Fazer isso faz você pensar mais sobre o dinheiro que você gasta e força você a cortar um pouco. Também ajuda você a limitar o excesso de gastos ou gastos emocionais, ambos os quais podem facilmente destruir suas finanças.

Isso funciona melhor com categorias de gastos variáveis, e não com despesas fixas como o seu aluguel, pois seria quase impossível reduzir essa despesa por um mês. Finalmente, para fazer este trabalho melhor, pegue um pouco do dinheiro extra que você economizou e transfira para uma conta de poupança. Dessa forma, você poupa não deixando-o em sua conta corrente para gastar em outra coisa.

13. PAGUE COM DINHEIRO MAIS FREQUENTEMENTE

Sabia que a maioria das pessoas não usa mais dinheiro na compra de coisas? Cartões de débito e cartões de crédito são as formas de pagamento mais populares por aí. Infelizmente, isso pode levar a gastos desnecessários. Quando você usa um cartão de crédito, não há apego emocional ao seu dinheiro. É por isso que depois de um dia fora quando você totaliza quanto dinheiro você gastou, sua mandíbula bate no chão. 

Quando você paga em dinheiro, você tende a gastar menos dinheiro. Isso é porque você vê o dinheiro saindo da sua carteira e pensa duas vezes antes de gastar. Eu encorajo você a tentar pagar com dinheiro mais vezes. 

Eu sei que pode ser um incômodo correr para o caixa eletrônico para obter dinheiro, então eu não estou esperando que você pague só em dinheiro. Basta tentar um fim de semana ou dois por mês e só pague com dinheiro e toma nota do impacto que tem em suas finanças. 😒

14. APROVEITE OS CARTÕES DE CRÉDITO

Eu sei que acabei de te dizer para limitar seu uso de cartões de crédito, e eu falo sério. Mas você ainda vai usar cartões de crédito para comprar coisas. E quando você faz, você precisa ter certeza de que você está usando cartões de crédito que o beneficiam. Estou falando de usar cartões de crédito e cartões de crédito de recompensas de pontos, de viagem, etc. 

Estes cartões lhe oferecem bônus toda vez que você usa. Em seguida, você pode usar essas recompensas e obter dinheiro em sua conta bancária ou usar os pontos para pagar as despesas de viagem ou descontos em compras futuras.

Se você está usando um cartão de crédito que não te traz vantagens, você está perdendo!


15. ENCONTRE FLUXOS ADICIONAIS DE RENDA

A maioria das pessoas depende de sua renda para pagar dívidas e investir seu dinheiro. Com o tempo, eles melhoram suas finanças, mas eles podem fazê-lo muito mais rápido. Por ter vários fluxos de renda, você pode sair da dívida mais rápido e economizar mais dinheiro. Basta escolher um serviço extra que você gosta de fazer e ver se há uma maneira de você ser pago para fazê-lo. Então, quando você for pago, pegue 20% para poupar e use o restante para pagar dívidas e caso não tenha dívidas poupe todo o dinheiro ou pelo menos 75% dele.

Não dependa deste dinheiro, tudo vai para investimentos. Mas há outro benefício em ter outros fluxos de renda extras. Se você perder seu emprego, você perdeu sua fonte de renda. Sem renda, a vida fica estressante, já que você ainda tem que pagar suas contas mensais. Mas com uma renda extra, você ainda tem dinheiro entrando. As chances são de que não cobre todas as suas despesas mensais, mas vai pagar por alguns e isso vai diminuir o estresse que você sente um pouco.

16. PAGUE SUAS CONTAS EM DIA

Pagar suas contas quando elas estão vencidas tem um enorme impacto em suas finanças. Deixará de pagar juros e multas e quando precisar de um empréstimo por exemplo, você se qualifica para melhores taxas de juros, economizando dinheiro ao longo da vida de qualquer empréstimo que você tomar. Portanto, deixe sempre suas contas em dia!

PENSAMENTOS FINAIS

Pratique estes hábitos financeiros o mais breve possível!

Quanto mais cedo você fizer isso, mais cedo você verá um impacto positivo em suas finanças. Em apenas alguns anos, você estará muito mais à frente financeiramente e lhe trará um futuro seguro e tranquilo para você e sua família. Mas você tem que começar, e quanto mais cedo você começar, melhor. 

Dúvidas para fazer seus investimentos, consulte sempre um especialista, estamos aqui para ajudá-lo, entre em contato conosco!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.