IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE CUSTOS

Os proprietários de pequenas e médias empresas enfrentam um desafio contínuo ao tentar equilibrar a necessidade de atender aos clientes e atender aos objetivos de negócios de longo prazo e, ao mesmo tempo, controlar o custo de fazer negócios.

Uma das estratégias de gestão, é o sistema de custos no qual as decisões de custo são tomadas de acordo com o valor que agregam tanto ao negócio quanto ao cliente é geralmente é a estratégia mais eficaz que uma pequena empresa pode adotar. Boas decisões financeiras vêm de uma estratégia eficaz de gerenciamento de custos projetada para maximizar o valor e minimizar os custos iniciais e contínuos.

Embora muitas das decisões baseadas em custos de uma empresa envolvam compras, preços e gerenciamento de estoque, também é importante que todo proprietário de pequena empresa considere os custos envolvidos dentro da empresa em suas decisões.

Além disso, se o controle de custos for gerenciado de forma adequada e eficaz, pode ajudar na redução de gastos desnecessários, resultando em um aumento no lucro. Junto com a consistência e um objetivo claro, é vital tomar as medidas necessárias para alcançá-lo. Segue as principais etapas para aplicar e implantar o sistema de custos em uma empresa:

Etapas de Implantação do Sistema de Custos (indústria, serviços e varejo)

  1. Contabilidade (plano de contas e plano de centros de custos)
  2. Controle de estoque de matéria prima, embalagens etc.
  3. Controle do estoque de produtos acabados
  4. Apuração do custo de Mão-de-obra Direta e Apropriação dos Custos Indiretos de Fabricação
  5. Controle do Custeio por Departamentos
  6. Controle do Custeio Variável (matéria prima, embalagens etc.)
  7. Apuração de Custos de produtos em elaboração e produtos acabados
  8. Demonstrativos de apuração dos custos dos produtos/serviços vendidos.
  9. Cálculo do Ponto de Equilíbrio


Consulte sempre um especialista, estamos aqui para ajudá-lo, entre em contato conosco!