Existem muitos componentes para iniciar, executar, crescer e manter um negócio. As empresas utilizam planos de negócios para estabelecer metas e documentar as etapas necessárias para cumprir essas metas. Entender o que é um plano de negócios e como criar um pode ajudá-lo a determinar e alcançar seus objetivos de negócios.
Um plano de negócios é um guia para uma empresa que identifica seus objetivos e traça os passos para atingir essas metas. Planos de negócios ajudam a identificar em uma empresa prioridades e métricas ao mesmo tempo em que responsabiliza os funcionários em suas funções. Quando as empresas desenvolvem planos de negócios, permite que os colaboradores em todos os níveis vejam a empresa como uma empresa única, inteira.
Planos de negócios podem ser usados para abrir uma empresa, solicitar um empréstimo empresarial, planejar estratégias de longo prazo e manter um negócio. Os planos de negócios variam de acordo com o tipo, mas a maioria dos planos de negócios contém as seguintes partes:
Os planos de negócios são importantes porque atuam como um guia para os proprietários, gestores e investidores em todas as etapas. Em um plano de negócios, todos os aspectos da organização são analisados, o que ajuda a destacar pontos fortes e fracos. Planos de negócios ilustram para os líderes da empresa onde a empresa está em termos de seus objetivos e como ela pode ser bem-sucedida no futuro.
Para que seu plano de negócios seja eficaz, certifique-se de que você está usando o tipo correto de plano, como a:
Com um plano de negócios inicial, novas empresas podem descrever os passos para a iniciação. Esse tipo de plano de negócios explica o que a empresa faz, quais tipos de produtos e fornece relatórios de marketing e avaliações para a equipe de gestão da empresa. Por exemplo, um plano de negócios de start-up é útil para potenciais investidores, pois analisa todos os aspectos da empresa. Uma vez que os investidores tenham todas as informações sobre o negócio, eles podem determinar se desejam investir ou não na empresa.
Planos de negócios internos se concentram em equipes ou grupos específicos dentro da organização. Esse tipo de plano destaca os custos operacionais atuais da empresa, rentabilidade, contratação e custos de tecnologia. Por exemplo, uma equipe de desenvolvimento de projetos precisa avaliar um projeto proposto. O uso de um plano de negócios interno será benéfico para determinar se a empresa tem o financiamento para tal projeto. Um plano de negócios interno também inclui uma análise detalhada do mercado.
Um plano de negócios estratégico descreve todos os objetivos de um negócio e como ele irá alcançá-los. Com esse tipo de plano, todos os níveis de colaboradores conhecem as metas da empresa, bem como estratégias para atingi-los. Quando todos os funcionários entendem os objetivos do negócio, tendem a trabalhar juntos para ajudar a empresa a ter sucesso.
Um plano de negócios de viabilidade se concentra na viabilidade e no futuro de uma empresa. Este plano detalha os serviços e produtos do negócio, bem como sua rentabilidade. Os planos de negócios de viabilidade geralmente incluem seções que explicam a necessidade do produto ou serviço da empresa, da demografia alvo e do capital necessário. Dessa forma, o plano de negócios de viabilidade seria benéfico para investidores ou administradores de empréstimos, pois estabelece os detalhes financeiros.
Um plano de negócios de operações consiste nas políticas e procedimentos das funções de uma empresa. Esse plano organiza prazos e outras informações operacionais que são cruciais para a funcionalidade do negócio. Por exemplo, um plano de negócios de operações identifica as responsabilidades dos funcionários, para que cada membro da equipe entenda seu papel na empresa.
Os planos de negócios de crescimento olham para o futuro e fornecem explicações detalhadas sobre o crescimento da empresa. Esses planos de negócios podem incluir descrições da empresa e seus líderes, projeções de vendas e relatórios financeiros. Os investidores geralmente usam esse tipo de plano para que possam decidir se fornecem capital ou não a uma empresa.
Os planos de negócios consistem em múltiplas partes que examinam todos os fatores que entram no negócio. Todos os planos de negócios devem abordar o seguinte:
Consulte sempre um especialista, estamos aqui para ajudá-lo, entre em contato conosco!