Por que criar um plano de negócios para uma pequena empresa?

O plano de negócios – estudo de Viabilidade Econômica e Financeira é amplamente utilizado por instituições financeiras e investidores para balizar as decisões investimentos em novos negócios. Os empreendedores podem se beneficiar muito de um plano de negócios bem elaborado, utilizando o estudo como um norte para identificar os pontos chaves que levarão ao bom funcionamento e administração da empresa. Como investidor, você tem a capacidade de mensurar as metas de negócios de forma eficaz, revisando seus planos. Os estudos de viabilidade aumentarão a força e o poder de qualquer empresa. Acima de tudo, os estudos de viabilidade são benéficos para o empreendedor pois pode-se saber exatamente onde a empresa está e planejar o futuro.



Um plano de negócios é um documento formal detalhando as metas, métodos e cronograma para um novo negócio. O plano orienta os fundadores através das etapas necessárias para alcançar seus objetivos e crescer suas operações. Os planos de negócios também fornecem informações para potenciais investidores e parceiros de negócios. O plano de negócios pode incluir informações e projeções dos métodos, metas e estrutura do negócio para os próximos três a cinco anos. 

Por que criar um plano de negócios para uma pequena empresa?

Ter um plano de negócios formal estabelece a ideia do negócio como uma entidade legítima e permite compartilhar ideias com outros profissionais. Alguns benefícios adicionais da criação de um plano de negócios incluem:

  • Apresentando aos investidores: As pequenas empresas geralmente apresentam suas ideias e planos de negócios para potenciais parceiros e investidores para ajudar com custos inacabados e empréstimos empresariais. Ter um plano de negócios eficaz e formalizado fornece aos investidores as informações que podem usar ao tomar sua decisão.
  • Organizando ideias: Colocar ideias de negócios, operações e metas em uma forma escrita pode ajudar na identificação de possíveis problemas, melhorias e métodos. Organizar as ações, ideias e recursos necessários para uma empresa permite avaliar o potencial geral de uma pequena empresa.
  • Declarando metas: Iniciar um negócio começa com a identificação e declaração de suas metas gerais. Um plano de negócios permite estabelecer, revisar e se referir ao objetivo principal da organização.

 

Como criar um plano de negócios para uma pequena empresa

Aqui estão quatro passos que você pode seguir para criar e escrever um plano de negócios para uma pequena empresa:

1. Realizar pesquisas

Começar uma pequena empresa requer pesquisas para encontrar informações sobre o mercado e a indústria de seus produtos ou serviços. Analisar operações de negócios semelhantes para identificar tendências, métodos e resultados de empresas com estruturas semelhantes. Esta pesquisa pode influenciá-lo e ajudá-lo na estruturação e avaliação de sua estratégia e objetivos de negócios.

2. Declare um propósito

A criação de um plano de negócios coloca ênfase no propósito geral do negócio. Reflita sobre suas razões e ideias para criar e crescer um pequeno negócio rentável. Iniciar o processo de planejamento de negócios com uma compreensão firme do seu propósito maior pode ajudá-lo a identificar metas e estratégias que estejam alinhadas com o negócio.

3. Crie um plano

Depois de coletar informações sobre negócios semelhantes e identificar o propósito de sua organização, você pode começar a escrever e criar seu plano de negócios. Um plano de negócios completo e eficaz inclui as seguintes seções:

  • Resumo: O resumo executivo é a introdução e a declaração de missão do plano de negócios. Inclua seções para descrever o foco principal, produtos, estrutura e metas da pequena empresa.
  • Descrição da empresa: A descrição da empresa detalha o nome legal ou oficial, endereço, registro, pessoal e tipo do negócio. Você também pode usar esta seção para fornecer uma descrição mais detalhada dos produtos ou serviços das empresas.
  • Declaração objetiva: A parte objetiva de uma pequena empresa define claramente os objetivos da organização. Esta seção inclui metas de curto e longo prazo para múltiplos aspectos do negócio e fornece etapas e estratégias para atingir cada objetivo.
  • Estrutura de negócios: Use a estrutura de negócios do plano de negócios para identificar tanto o status jurídico quanto a estrutura de gestão interna do negócio. Inclua os percentuais de propriedade de cada parceiro para transmitir o equilíbrio e o nível de envolvimento nas operações de negócios.
  • Descrição do produto ou serviço: A descrição de seus produtos ou serviços descreve as especificações, características exclusivas, apelo e valor de mercado. Esta seção inclui uma projeção de preços de varejo e seus planos de vendas e distribuição.
  • Plano de vendas e marketing: A seção de marketing e vendas do seu plano de negócios traça as estratégias de marketing e os canais de vendas para o seu negócio. Para uma pequena empresa, esses planos podem incluir anúncios locais, vitrines, sites e distribuidores de varejo.
  • Análise financeira: Uma análise financeira em um plano de negócios fornece as demonstrações de rendimento, receita e lucros e perdas atuais. Investidores, sócios e credores utilizam essa análise para avaliar a estabilidade e o potencial do negócio antes de fornecer fundos e empréstimos.
  • Projeções ou cronograma: A parte final de um plano de negócios mostra suas projeções e cronogramas do seu plano para atender aos objetivos do negócio. Crie e exiba projeções realistas com base em cálculos e análises de negócios semelhantes.

4. Revise conforme necessário

À medida que a pequena empresa cresce ou ganha novos parceiros e investidores, você pode rever o plano de negócios para exibir novas metas, estratégias ou finanças. Manter o plano de negócios atualizado também mostra atenção aos detalhes para os investidores e pode melhorar sua confiança no negócio. Um plano de negócios pode mudar ao longo do tempo para refletir mudanças nas operações, mercados e cronogramas. 

Consulte sempre um especialista, estamos aqui para ajudá-lo, entre em contato conosco!