A motivação é um fator chave para garantir que os funcionários sejam produtivos e satisfeitos com seu trabalho. Pessoas sem motivação forte tendem a produzir um trabalho de baixa qualidade e ficam infelizes com seus empregos. Os empregadores podem ajudar a aumentar a motivação dos funcionários, fornecendo-lhes os incentivos e feedback adequados. Compreender como motivar os funcionários é essencial para qualquer cultura no local de trabalho.
Muitos fatores afetam a motivação dos funcionários. Os níveis de motivação diferem dependendo das demandas do trabalho. Algumas profissões são relativamente fáceis e dão pouco espaço para crescimento ou desenvolvimento. Para outros, é difícil obter mais deles do que o necessário para a competência básica. Isso é especialmente verdadeiro para empregos de baixa remuneração ou subalternos, onde há poucas oportunidades de avanço. Nesses casos, a baixa motivação pode tornar os funcionários relutantes ou incapazes de desempenhar bem as funções básicas. É sempre melhor fornecer um alto grau de motivação diária para os trabalhadores em trabalhos fáceis para que eles possam ter um bom desempenho sem precisar de incentivos extras.
Outro fator que afeta a motivação dos funcionários é a realização. A maioria das pessoas gostam de sentir como se tivesse realizado algo ao longo de um dia ou semana. O trabalho que fornece alguma forma de reforço positivo ajuda a aumentar o moral diário e torna as pessoas mais propensas a concluir as tarefas corretamente. Tirar um tempo para elogiar aqueles que atendem às expectativas também ajuda a manter todos motivados, pois ninguém se sentirá penalizado por seus superiores. Por outro lado, o feedback negativo irá desestabilizar os trabalhadores desmotivados e levá-los a trabalhar ainda menos do que já fazem.
O fator final que afeta a motivação diária é o quanto os funcionários se sentem satisfeitos com seu trabalho em si. Trabalhar duro não ajudará ninguém se produzir resultados insatisfatórios ou fizer alguém se sentir desanimado com o trabalho em geral. As empresas devem tomar medidas para que todos os funcionários se sintam valorizados por seus esforços - tanto no trabalho quanto em casa -, pois isso aumentará a produtividade e evitará o esgotamento mais tarde na vida. Uma sensação de realização ajudará todos a ter um desempenho melhor e deixá-los mais satisfeitos com o trabalho do dia - especialmente quando combinado com bons níveis de moral diários."