Realizar uma análise do seu plano de negócios pode potencialmente economizar milhares ou milhões em custos. Também é uma ótima maneira de revisar o plano antes de submeter-se aos investidores. Saber o que procurar em uma análise de plano de negócios pode ajudar a acelerar as coisas e melhorar sua precisão ao revisar.
Os planos de negócios são os roteiros de um negócio, detalhando despesas, projeções de receita, estrutura da empresa e muito mais. Uma análise de plano de negócios é uma revisão minuciosa e análise desse plano de negócios para garantir que tudo esteja de acordo com a trajetória da empresa. Os investidores frequentemente realizam uma análise de plano de negócios para determinar se um novo negócio ou não, é um bom investimento ou muito arriscado. As análises do plano de negócios geralmente serão concluídas antes que a empresa liste ações ou abra suas portas para os negócios. A análise do plano de negócios pode ser concluída internamente, mas muitas vezes, os investidores gostam de concluir a análise para uma revisão mais objetiva da empresa.
Uma análise de planos de negócios é uma parte importante do processo de investimento. Quando uma empresa submete um plano de negócios aos investidores, seu objetivo é detalhar os fundamentos da própria empresa. Os investidores realizam uma análise de plano de negócios para garantir que a empresa atenda aos seus padrões de investimento e para entender melhor os riscos associados à empresa. Uma boa análise do plano de negócios inclui o seguinte:
Se você é um investidor ou um empresário, saber como realizar uma análise de plano de negócios pode permitir que você identifique riscos, valor e outros fatores que afetarão o sucesso de um negócio. Aqui estão algumas dicas de como realizar uma análise precisa do plano de negócios:
A primeira coisa a procurar em um bom plano de negócios é a estrutura do plano de negócios. Como investidor ou proprietário, você vai querer que o plano de negócios inclua o seguinte:
Como investidor ou líder de uma empresa, ter um entendimento firme da situação financeira da empresa e projeções pode ajudá-lo a entender melhor o valor geral da empresa e seus produtos ou serviços. Olhe mais de perto a dívida da empresa para determinar se é realista esperar que o negócio seja rentável dentro do cronograma projetado. Um negócio é uma coleção de ativos que são financiados tanto pelo patrimônio quanto pela dívida, por isso é importante entender ambos os lados. Depois de analisar a estrutura de dívidas do negócio, olhe para o fluxo de receita e patrimônio. Determine quanto patrimônio o plano de negócios vai precisar, qual o valor que a marca tem a oferecer e se o negócio crescerá no futuro.
Outra métrica importante para se concentrar é a análise de mercado do plano de negócios. Isso detalha o lugar da empresa no mercado, informações sobre a concorrência e quais são as metas da empresa. É importante focar nesse aspecto do plano de negócios para saber se a empresa concluiu sua due diligence no mercado. Uma compreensão mais completa do mercado dá aos investidores uma oportunidade melhor de decidir quanto investir. Por exemplo, se uma empresa está abrindo em um mercado que está em uma tendência de queda, os investidores podem estar menos inclinados a investir capital no negócio. Ou, se os produtos da empresa não forem "nicho" ou especializados o suficiente, um investidor pode recusar a oportunidade de investimento por causa da saturação do mercado.
Muitas empresas de sucesso subiram ao topo através de uma boa liderança. Algumas das maiores empresas do país possuem equipes de profissionais trabalhando dia e noite para melhorar a empresa e impulsioná-la para o futuro. É importante durante uma análise de plano de negócios olhar atentamente para a estrutura de liderança do negócio. Se a empresa é nova, veja as credenciais da liderança. Determine se pessoas como o CEO têm as credenciais para liderar efetivamente a empresa e inovar em seu respectivo setor.
Consulte sempre um especialista, estamos aqui para ajudá-lo, entre em contato conosco!